Quem Somos

Somos muitos que fundamos esse sonho! Alguns participaram da criação e sairam, outros da manutenção e todos participam ainda da comunidade estendida do Quintal, nos apoiando mesmo que à distancia. Honramos a todos, pois o Quintal é um pedaço de cada um.

Nossa equipe do Quintal das Crianças:

  • Educador:  André Garcez

Educador por amor e Psicólogo por profissão. Trabalhou em escolas tradicionais privadas e públicas de Salvador e, a partir de um sonho de abrir um espaço de educação diferenciada, visitou diversos projetos como a Escola da Ponte em Portugal, o projeto Âncora e a Casa Redonda em São Paulo. Realiza consultoria de educação em domicílio para as novas exigências da cidade adaptando o “Quintal” no ambiente diário da criança e atendendo as demandas específicas de cada família. Faz palestras, vivências e viagens com a “Gira de Educação Viva” pela América Latina, onde há muitas escolas da rede, ajudando a difundir a Educação Viva.

  • Educadora: Fabiana Quintela

Bióloga, terapeuta holística e artista circense. Descobriu desde muito cedo sua missão com a educação. Transitou pelo ensino superior e técnico, até se enraizar no ensino básico das escolas públicas de Salvador. Inconformada com a carência e a burocratização das instituições, além da forma como era executado o processo de ensino-aprendizagem, começou a pesquisar as pedagogias alternativas. Isso lhe deu fôlego para perceber que era possível fazer diferente, e o sonho de construir uma nova escola começou a germinar. Em 2015, conheceu a Educação Viva e sentiu que esse era o caminho por onde queria trilhar. Entrou para o Time dos Sonhos do Projeto Dragon Dreaming do Quintal das Crianças, e em janeiro de 2016 já passa a atuar como Guia do Quintal. Exercitar a auto responsabilidade, a aceitação, a autoridade que não limita, a clareza, a confiança e a autonomia, permitindo a espontaneidade, sem julgamento, sem esforço. Permitir que o outro seja, sendo… Presentes diários!

  • Educadora: Radmila Figueiredo 

Psicóloga. Percebeu e sentiu durante a graduação as belezas e as possibilidades de caminhar pela Educação, e o quanto essa caminhada pode ser desafiadora e prazerosa se feita ao lado de crianças. Ao estagiar com Queixa Escolar e Educação Inclusiva se deu conta do quanto a educação formal tradicional é ceifadora e limitante, foi a partir de então que começou a sonhar com outras formas de se pensar e se fazer Educação, principalmente a Infantil. Em fevereiro de 2016, recém-graduada e num misto de curiosidade, vontade e indicação, se permitiu experienciar a Educação Viva através do Quintal das Crianças. É nesse espaço que tem aprendido a tornar-se uma Educadora Viva e Consciente, e a construir, numa dança harmônica de olhares para dentro e para fora, conceitos sobre autoridade, confiança, limites com amor, autoexpressão e tantos outros que surgem cotidianamente nos encontros com as crianças. Ser Educadora-Guia de uma Escola Viva tem sido uma caminhada de descobertas singelas e de aprendizados profundos e mobilizantes.

  • Gestora: Amanda M. Blauth 

Mãe da Júlia. Psicóloga. Pós-graduada em Educação à Distância, Saúde Coletiva e Saúde da Família. Mestranda em Saúde Coletiva. Caminha profissionalmente no campo da gestão e da educação permanente na saúde pública desde 2007. Em 2014, a maternidade inundou sua vida com novas inquietações, afetações e desejos, gerando a proximidade com a educação infantil. A partir das sincronicidades da vida houve o encontro com o Quintal das Crianças no final de 2014. Júlia entrou no Quintal e como mãe iniciou a aproximação com a Educação Viva e Consciente. No início de 2016, num impulso de virada de vida, fez a formação vivencial em Educação Viva e Consciente com Ivana Jauregui na Escuela Del Bosque (La Paloma-Uruguai). Ainda em 2016, fez formação em Dragon Dreaming unindo a educação, a gestão e a construção de Projetos Colaborativos e, nesse processo, descobriu dentro de si uma pulsão ainda maior pela educação infantil. Assim, entrou para equipe do Quintal das Crianças com o desejo de além de mãe e de gestora, se tornar uma educadora-guia.