Colônia de Férias

Brincando Com a Natureza

De 26 de Junho a 30 de Junho/2017

De segunda à sexta em Itapoã

Turno Integral: das 07h30min às 17h30min

Matutino: das 07h30min às 11h30min

Vespertino: das 13h30min às 17h30min

Idades: dos 3 anos aos 7 anos

Na Colônia do Quintal, as crianças têm a oportunidade de brincar COM a natureza, além de na natureza!

 

Como no Quintal resgatamos a cultura do brincar, experienciamos diariamente que a criança brinca todo o tempo com tudo, ou seja, ela cria todo o tempo com qualquer coisa. Então quando tiramos o excesso de brinquedos e direcionamentos dos adultos do que e como brincar, toda a natureza se torna um brinquedo de infinitas possibilidades. Um pedaço de pau, uma folha caída, formigas, minhocas, terra, areia, pedrinhas ou qualquer coisa que encontre se torna um brinquedo  rico com experiências sensoriais e que naturalmente facilitam uma conexão com a própria natureza! O foco é na natureza, mas eles também terão disponível material de artes, música, pula-pula, caixa de areia, minhocário, tecido de circo, banho de mangueira, bolas, fantasias, jogos de montar, livros e etc. Tudo com toda infra-estrutura preparada para que elas possam interagir de forma segura e autônoma.

Quando o cofundador do Quintal das Crianças, André Garcez, era monitor de algumas colônias de férias era comum ser orientado pelos supervisores para que as crianças não ficassem sem direcionamento ou brincadeiras dirigidas por muito tempo ou até nos intervalos das atividades, pois estes eram momentos críticos quando os conflitos aconteciam. De fato, a maioria dos conflitos aconteciam durante os intervalos naqueles contextos. No entanto, com a experiencia de quatro anos de funcionamento durante o ano todo com uma proposta pedagógica inovadora da Educação Viva e Consciente, o Quintal das Crianças propõe uma Colônia diferente. As atividades serão guiadas e não direcionadas, ou seja,ninguém dirá o que elas devem fazer, mas eles terão uma orientação com limites claros e precisos para que estejam em harmonia com elas mesmas, com os outros e com a natureza. 

Para algumas crianças, basta dizermos o que não devem fazer e elas facilmente criam suas próprias brincadeiras. Para outras crianças, acontece o momento do tédio, principalmente para os mais velhos. Após algumas reclamações comuns de que “não há nada para se fazer” (condicionadas pela constante orientação do que fazer), impulsionadas pelas outras crianças e proposta do espaço, surge, enfim, o momento mágico da criação! Eles percebem que terão que buscar dentro de si o que sentem vontade de fazer e não que devem fazer a partir do outro ou da expectativa de um adulto. Fica evidente, assim, o nosso foco pedagógico na autonomia, na qual, cada criança cria a sua própria experiência de colônia expressando todo o potencial num ambiente muito seguro e repleto de amor. 

Elas aprendem a reconhecerem o próprio espaço e o espaço do outro, por exemplo, caso uma criança esteja na árvore e outra quer subir precisa pedir permissão a primeira.  Aprendem, além de dizer sim, a dizer não quando querem sem julgamentos ou pressão para compartilhar. A verdadeira partilha ocorre quando a criança naturalmente oferece algo seu. Elas passam a reconhecer mais as conseqüências dos atos através de situações simples como: o guardar, o que tirar do lugar e a limpar o que sujarem.

É uma colônia de aprendizagens e desaprendizagens! Elas desaprendem os vícios modernos do uso excessivo das maquinas, da heteronomia,  dos brinquedos prontos, da individualidade e isolamento subsequentes. Elas terão férias dos computadores, babás eletrônicas, dever de casa, expectativas, comparações, avaliações, do excesso do pensar, do corpo preso…

Percebemos que quando elas atravessam essa desprogramação os resultados são: a união e um contato verdadeiro com ela mesma e com os outros! As brincadeiras se transformam realmente em diversão!


Agente uma visita! As vagas são limitadas. Há opções de pacotes de turnos, diária integral ou o pacote semanal. Funcionamos também durante todo o ano como espaço de aprendizagem e convívio infantil.

*Oferecemos lanches. Com o pagamento de toda semana integral oferecemos um desconto de 10%  Parcelamento em até 2X sendo a primeira até o início da colônia e a segunda em até 30 dias no cheque. Irmãos têm desconto de 5% sobre o valor total.

Endereço:asa AmarEla – Rua da Curva do Vinícius, 334D. Jardim Encantamento, Itapuã (próximo ao hotel Deville) – Salvador/BA.

Para consultar os valores e se inscrever clique AQUI ou entre em contato por mensagem abaixo ou pelos telefones: Cel/WhatsApp (71) 99102-3653 / fixo (71) 3285-0169.

[contact_form]