Cine Quintal

O Quintal das Crianças abre espaço para discussões de documentários e filmes com a temática de educação. A proposta é ser ponto de encontro e fomento de re-significação da infância. Um espaço de troca de vivências e olhares sensíveis sobre a necessidade de transformar saberes vigentes da educação.

Nosso primeiro encontro foi com o documentário “Território do Brincar” que mostra do início ao fim, sem interrupções, crianças brincando de diferentes culturas e níveis sócio-econômicos. Uma lente perspicaz e sensível sobre o “simples” brincar nos convida a relembrar, não apenas as brincadeiras que fizemos ou que não existem mais, mas o sentimento que as acompanhava de presença no agora, sem preocupações, sem tanta racionalização, apenas sentindo a alegria de viver. Nossa discussão foi presenteada por uma avó que ao final do documentário ainda questionou: “Tem muito mais brincadeiras que não passaram ai e que meus filhos viveram”. Ela contava detalhadamente quais eram essas brincadeiras e assim como crianças ficamos escutando e sentindo a imaginação na pele.

 

 

 

Nosso ultimo encontro foi com o documentário: ” O Começo da Vida”. Disponível já no Netflix recomendamos a todos para assistirem. Durante a discussão ressaltamos a importância dos primeiros anos da vida do bebê e de como a sociedade em geral marginaliza esse período pela dificuldade de compreender verdadeiramente o bebê.  O documentário traz importantes estudos e perspectivas que nos re-orientam sobre uma mudança política e familiar perante os primeiros anos como os mais importantes da vida da criança. Tivemos uma rica discussão e nos sentimos parte de uma grande revolução da infância que está acontecendo no mundo todo!